A Fundação BB | Tecnologia Social
Tecnologia Social (TS) compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, entre outras.
As Tecnologias Sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.
Tecnologia Social: elemento chave para a transformação socioambiental
O potencial transformador da Tecnologia Social é uma força concreta capaz de mudar vidas. Essas iniciativas, elevadas ao elemento chave da nossa atuação, têm o potencial de solucionar questões sociais latentes, pavimentando o caminho para uma sociedade mais participativa, inclusiva e sustentável.
Nesse sentido, a Tecnologia Social desempenha um papel central e tangível na promoção da transformação socioambiental, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis para uma variedade de desafios enfrentados pelas comunidades brasileiras.
Um exemplo da efetividade da Tecnologia Social é a implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva. Essa TS garante acesso à água potável em regiões áridas e semiáridas, promovendo a resiliência das comunidades diante das mudanças climáticas, reduzindo a dependência de fontes de água insalubres e aumentando a segurança hídrica.
Outro exemplo notável de Tecnologia Social são os sistemas agroflorestais, que combinam cultivos agrícolas com árvores nativas, promovendo a preservação da biodiversidade enquanto garantem a produção de alimentos e a geração de renda para agricultores familiares. Essa abordagem integrada contribui para a conservação dos ecossistemas naturais e fortalece comunidades diante dos desafios ambientais e econômicos.
Assim como essas tecnologias sociais, existem outras centenas de iniciativas certificadas pela Fundação BB, que abrangem uma ampla gama de soluções em diversas áreas, incluindo alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, geração de renda e saúde. Com tal abrangência, acreditamos ser possível contribuir para a solução da maioria dos desafios enfrentados pelas comunidades brasileiras.
Dessa forma, ao adotarmos a Tecnologia Social como pilar estratégico central, buscamos contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo para o país e reafirmamos o compromisso de ser uma força catalisadora na promoção dos ODS, utilizando as tecnologias sociais como instrumentos mobilizadores para a concretização desses objetivos globais.
Estrutura dedicada à Tecnologia Social
Seguindo os novos direcionamentos estratégicos, estruturamos na Fundação BB uma Gerência de Tecnologia Social, reforçando, ainda mais, a adoção da Tecnologia Social como instrumento para a transformação social do país e para o cumprimento dos ODS. Esse modo de organização nos permitiu retomar nosso papel de destaque no tema e atuarmos como porta-vozes em diversos eventos em 2023, dentre eles destacamos: o Encontro de TS da Amazônia, o Congresso do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, o Diálogos Amazônicos, o G-STIC (Comunidade Global de Tecnologia e Inovação Sustentável), a Semana de Inovação da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), a 46ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários Expointer 2023, o Lançamento do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF (Universidade Federal Fluminense), dentre outras, inclusive com participações em entrevistas em programas de rádio em diversas localidades do país.
Rede Transforma!
A plataforma Transforma! disponibiliza mais de 670 tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil. O canal digital - https://transforma.fbb.org.br/ - reúne metodologias reconhecidas por promoverem a solução de problemas socioambientais presentes em diversas comunidades brasileiras. No acervo, é possível realizar consulta por palavra-chave, tema, subtema, UF (unidade federativa), entre outros parâmetros de pesquisa. No ano de 2023, a plataforma foi acessada por internautas de 117 países.
Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social
Desde 2001, a cada dois anos, realizamos o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social para reconhecer as várias tecnologias sociais desenvolvidas no Brasil. Este evento, atualmente, é uma das principais referências do terceiro setor no país e tem contribuído para fortalecer o conceito de Tecnologia Social e a reputação da Fundação BB como protagonista na disseminação do tema.
O prêmio tem o propósito de reconhecer, certificar, premiar e disseminar tecnologias sociais já implementadas em diferentes escalas, que demonstrem efetividade na solução de problemas socioambientais. A participação é aberta a instituições legalmente estabelecidas no país, tanto públicas, quanto privadas, desde que não possuam finalidades lucrativas. Até a sua última edição, realizada em 2021, investimos R$ 16,4 milhões em finalistas e vencedoras das premiações.
A 12ª edição do Prêmio, lançada em agosto de 2023, investirá mais R$ 6 milhões em premiação. Com inscrições abertas em 2023, recebemos 1.012 inscrições, o segundo maior número de inscrições da história do prêmio, reafirmando o nosso protagonismo no tema e a importância que damos para a Tecnologia Social.
Semana Nacional de Tecnologia Social
A 12ª edição do prêmio também será um marco em termos de formato. Realizaremos em 2024 um grande evento, a Semana Nacional de Tecnologia Social, onde serão promovidos debates sobre o tema, juntamente com uma feira para exposição de instituições que desenvolvem tecnologias sociais, instituições parceiras da Fundação BB e investidores sociais. O encerramento da Semana Nacional de Tecnologia Social se dará com a cerimônia de premiação que, desta vez, será aberta à participação de toda a comunidade, ampliando a visibilidade da Fundação BB e a disseminação do tema.