A Fundação BB | Quem Somos

GRI 2-1 | 2-6

No ano de 2023, fortalecemos nossa vocação de estar presente na vida dos brasileiros promovendo transformação social, em especial para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. O período em que completamos 38 anos marca o encerramento do ciclo do nosso último planejamento estratégico e adentramos 2024 em um cenário desafiador, que nos remete a novas perspectivas, direcionamentos e valores que proporcionarão ainda mais transformações em todo o país.

Nossa contribuição se reflete na larga abrangência dos programas, ações e projetos que implementamos em todo território brasileiro, ampliado pela articulação de parcerias com o setor privado, o setor público e o terceiro setor, que potencializa a nossa presença transformadora nas comunidades. Atuamos por intermédio da implementação de projetos socioambientais distribuídos em seis eixos (nossos programas estruturados): tecnologia social (eixo transversal); educação para o futuro; meio ambiente e renda; saúde e bem-estar; voluntariado; e ajuda humanitária.

No escopo dos nossos programas, o segundo semestre de 2023 marcou a reorientação de nossa atuação no sentido de contribuir de maneira efetiva na retomada de direitos fundamentais, no combate à insegurança alimentar, nas ações afirmativas pró-diversidade, na geração de trabalho e renda - no campo e na cidade, e na preservação da biodiversidade brasileira, tendo como fundamento a reaplicação de tecnologias sociais, a educação inclusiva, a economia solidária, o respeito cultural e os princípios do desenvolvimento sustentável.

Nos últimos 10 anos, foram R$ 2,7 bilhões em investimento socioambiental, que já atenderam 6,8 milhões de pessoas. Aproximadamente 3.400 municípios brasileiros foram contemplados, em todos os estados do Brasil e no DF.

Esse alcance é viabilizado pela exigente qualificação de nosso corpo técnico, estrategicamente alocado para o desenvolvimento das atividades que permitem à Fundação BB acompanhar todas as etapas da implementação de um projeto, desde a sua modelagem até a avaliação da efetividade da atuação nas comunidades atendidas.

Alinhada aos critérios ASG (Ambiental, Social e Governança) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a Fundação BB é protagonista na jornada de sustentabilidade do Banco do Brasil, gerando valor para toda sociedade e, em um cenário de rápidas transformações e desafios sociais complexos, reconhecemos que a Tecnologia Social se apresenta como elemento chave para a efetiva transformação socioambiental que almejamos alcançar.

Exemplos tangíveis, como as cisternas para acesso à água e os Sistemas Agroflorestais para preservação da biodiversidade, destacam a eficácia da Tecnologia Social na promoção da resiliência e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, a existência de reaplicação de tecnologias sociais em projetos que vão desde a recuperação do legado de grandes nomes, como Lélia Gonzalez e Chico Mendes, até a iniciativas de apoio à cadeia dos resíduos sólidos, evidenciam como a Tecnologia Social abrange soluções em diversas áreas, contribuindo sobremaneira para enfrentar os desafios socioambientais do país.

Por esse motivo que buscamos sempre nos reafirmar como a Fundação da Tecnologia Social. Como o Coração Social do Banco do Brasil, utilizamos a Tecnologia Social como centro da nossa atuação, que nos apoia com técnicas e artefatos que permitem promover as transformações que almejamos.

Modelo de Atuação da Fundação BB