Geração de Valor para a Sociedade

O ano de 2023 foi marcado por muitas mudanças no cenário brasileiro, enfrentamos uma série de desafios, incluindo as questões políticas, econômicas e sociais. Nesse contexto, mantivemos presença ativa diante das incertezas, principalmente no período pós-pandemia, com ações estruturantes e de ajuda humanitária, contribuindo para minimizar os impactos causados por calamidades e no combate à insegurança alimentar, sempre contribuindo com o desenvolvimento sustentável do nosso país.

No primeiro semestre, estivemos presentes nas principais feiras agro com a Loja Fundação BB, que tem o objetivo de fortalecer a conexão dos participantes das feiras com o investimento socioambiental da Fundação BB. Por meio do procedimento “Doe e ganhe”, o cliente escolhe um item na loja e efetua o pagamento utilizando seus pontos do programa de recompensas da Livelo. Nós e a Livelo multiplicamos por 4 os pontos doados que são convertidos em reais. Como parte do Programa Carbono Neutro, uma iniciativa conjunta com o BB, os recursos arrecadados são destinados a projetos socioambientais de plantio de mudas de árvores nativas para apoiar a agricultura familiar, formando sistemas agroflorestais com potencial de geração de renda para pequenos agricultores nos diferentes biomas brasileiros. A parceria com o Banco do Brasil, empresas do Conglomerado BB e a Livelo ativa as marcas e consolida o compromisso com a sustentabilidade.

A loja também esteve presente nas ações do BB no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, em Brasília (DF). Nas oito edições da Loja Fundação BB realizadas em 2023, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, mobilizamos mais de 37 milhões de pontos Livelo, cedidos por mais de 1.500 doadores, que proporcionaram R$ 453 mil em investimento social, em sete projetos socioambientais desenvolvidos nas regiões das feiras.

Apoiamos também ações de incentivo à saúde e bem-estar. Em 2023 continuamos com a nossa participação no Circuito de Corrida do Banco do Brasil. Nas etapas de Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Brasília (DF), montamos estandes para ativação da marca e distribuímos brindes produzidos por instituições executoras de projetos sociais. Além disso, em Brasília, promovemos a coleta de lixo eletrônico, em parceria com a Programando o Futuro.

No início do segundo semestre, promovemos o lançamento da 12ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O evento, realizado no CCBB Brasília, contou com a participação de mais de 300 pessoas e marcou também a cerimônia de posse do nosso novo presidente, Kleytton Guimarães Morais. A campanha de incentivo às inscrições realizada entre 1º setembro e 19 de dezembro registrou 1.012 inscrições, o segundo maior número da história da premiação, alavancada por uma campanha digital que obteve 63,5 milhões de impressões nas redes sociais da Fundação BB e Google Display durante esse período.

Na semana do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, o Banco do Brasil assinou protocolo de intenções junto ao Ministério da Igualdade Racial (MIR). A parceria prevê o apoio mútuo para fixar diretrizes e ampliar ações afirmativas de raça e gênero, promovendo o respeito à diversidade. Dentre outras ações o protocolo contempla iniciativas de estímulo à ocupação equilibrada de espaços de liderança no Banco do Brasil, formação e capacitação de funcionários e clientes, fomento ao empreendedorismo feminino e o fortalecimento de micro e pequenas empreendedoras negras (mulheres autodeclaradas pretas e pardas).

Nesse contexto, estruturamos ações afirmativas que contribuem com o cumprimento das diretrizes estabelecidas no protocolo, dentre as quais estão o aprimoramento do edital da 12ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2023, com bonificação especial para a temática de gênero e raça. Além disso, em anúncio feito pela Tarciana Medeiros, presidenta do BB e do nosso Conselho Curador, resgatamos o legado de Lélia González, com o Projeto Memória Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas e o lançamento do Edital de Empoderamento Socioeconômico de Mulheres Negras.

O Projeto Memória Lélia Gonzalez conta com um investimento social de R$ 3,8 milhões, para promover estratégias de reflexão e conscientização sobre a estrutura e o funcionamento do racismo e sexismo na sociedade. O público estimado é de mais de 27 mil pessoas, distribuídas em capitais das cinco regiões do país.

O Edital de Empoderamento Socioeconômico de Mulheres Negras apoia a diversidade e inclusão, por meio de projetos sociais voltados ao fortalecimento de organizações socioprodutivas de mulheres negras. Com um investimento social de R$ 12 milhões, o certame tem como objetivo ampliar a capacidade produtiva e criativa de mulheres negras, de comunidades tradicionais, catadoras, ribeirinhas, agricultoras familiares, integrantes de coletivos urbanos, entre outras. Essas mulheres fazem parte do nosso público priorizado e, para subsidiar a elaboração deste edital, foi realizada, em Brasília, a Oficina de Consulta Participativa para Elaboração do Edital Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras, com a colaboração de representantes de todas as regiões do país.

Participamos ainda do “Encontro de Presidentes” realizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em São Paulo (SP). O evento destacou a diversidade étnico-racial e a integração desta temática no ambiente corporativo, impactando também a sociedade de maneira ampla. No encontro, como signatários da Iniciativa, reforçamos o compromisso com a promoção de ações afirmativas de diversidade e destacamos a valorização de apoio a projetos sociais com foco na igualdade racial. A nossa perspectiva institucional se apresenta na busca por mecanismos e suportes para promover um ambiente de igualdade racial, possibilitando, dentre outras formas, por meio de processos de recrutamento inclusivos, uma cultura corporativa que espelhe a diversidade da sociedade brasileira.

Também marcamos presença na Bolsa de Valores de São Paulo – B3, para o lançamento do BB ETF iDiversa B3, gerido pela BB Asset Management, empresa do Conglomerado Banco do Brasil. O BB foi selecionado para compor a carteira do iDiversa B3, índice de diversidade da B3, que inclui um conjunto de 79 ativos de 75 empresas, abrangendo dez setores econômicos, sendo o ativo BB (BBAS3) aquele com maior peso no índice.
O iDiversa é o primeiro índice latino-americano a combinar em um único indicador critérios de gênero e raça, reconhecendo as companhias listadas que se destacam em diversidade, e promovendo maior representatividade desses grupos no mercado. Além disso, parte da taxa de administração do índice será destinada a projetos que apoiamos, voltados à promoção da diversidade na sociedade.
Em comemoração aos 20 anos do Programa Cisternas, criado pelo Governo Federal em 2003, lançamos em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) o Edital de seleção pública “Água de Produção”. Com o investimento social total previsto de R$ 46,4 milhões, sendo R$ 20 milhões da Fundação BB, R$ 20 milhões do BNDES e R$ 6,4 milhões do MDS. Será implementada a Tecnologia Social de acesso água - cisterna calçadão, com capacidade de armazenar 52 mil litros de água para produção de alimentos, que atenderá mais de 1.400 famílias, em 17 municípios do semiárido brasileiro.

Pela primeira vez participamos do BB Digital Week, apresentando nosso trabalho em palestras, oficinas e rodas de conversa durante o evento. O BB Digital Week é promovido pelo Banco do Brasil e, em 2023, foi realizada sua segunda edição. Com um público de aproximadamente 15 mil pessoas, entre funcionários do BB e Conglomerado, estudantes universitários e sociedade em geral, o evento tem por objetivo empoderar pessoas, explorar experiências, conectar negócios, promover a inovação e a sustentabilidade.

Em nosso estande fizemos ativação da marca em colaboração com a Programando o Futuro, por intermédio de demonstração de materiais produzidos a partir de resíduos eletrônicos e de um ônibus que oferece exposição explicativa sobre os resíduos e de como realizar a coleta de forma correta e segura. O ônibus também oferece um museu de eletrônicos, onde é exibida uma coleção de dispositivos eletrônicos recolhidos durante as campanhas de descarte.

Durante a comemoração do aniversário de 215 anos do Banco do Brasil, fomos uma das protagonistas na série “Um BB de oportunidades”. Trata-se de conteúdo, distribuído em minidocumentários, que apresenta o dia a dia de funcionários de todo o Brasil, nas mais variadas funções dentro da empresa.

Em um dos episódios foi retratado o trabalho de Álvaro Macedo, nosso colega da Fundação BB, em visita de monitoramento ao projeto “Rede Agroecologia do Baixo Sul da Bahia”, localizado na comunidade Dandara, a 21 quilômetros de Camamu (BA), no meio da rota do Cacau. O episódio descreve o ciclo completo de um projeto social. Disponibilizamos o vídeo a seguir, assista e conheça um pouco da nossa atuação.

Temos orgulho de relatar que nossa marca esteve presente nos principais eventos do Terceiro Setor em 2023. No 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado em novembro, no Rio de Janeiro, foi inaugurada a primeira Cozinha Solidária, fruto de um projeto social que apoiamos. Durante o evento nosso corpo técnico teve participação em mesas e rodas de conversas sobre Agroecologia.

Como referência no tema Tecnologia Social, marcamos presença no 1º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia (ETSAmazônia), evento de grande importância, realizado em Belém (PA). Compusemos a mesa de abertura do evento e, também, a mesa “Tecnologia Social e Políticas Públicas na Amazônia”.

Em dezembro, anunciamos o Projeto Memória Chico Mendes, durante o evento em homenagem ao ambientalista e defensor da Amazônia, no município de Xapuri (AC). O projeto tem como objetivo honrar a memória e defender o legado do ambientalista para as gerações presentes e futuras.

Para marcar nossa retomada da estratégia de atuação com resíduos sólidos, participamos da 10ª Expocatadores. O evento, que foi realizado em Brasília (DF) no mês de dezembro, é considerado o principal evento no tema resíduos sólidos urbanos e educação ambiental no Brasil.

Durante a Expocatadores, participamos de mesas temáticas e assinamos o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular. O Programa tem a finalidade de integrar e articular as ações, os projetos e os programas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal voltados à promoção e à defesa dos direitos humanos das catadoras e dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Além do Acordo, assinamos, ainda, quatro projetos com o objetivo de gerar trabalho e renda para catadores de materiais recicláveis em situação de vulnerabilidade social e pobreza, proporcionando ao mesmo tempo economia de recursos naturais e melhoria da qualidade ambiental urbana. Os projetos Lixo e Cidadania, Ecorecicla+, Metalab e Hub do Plástico atenderão 14 munícipios, distribuídos entre os estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins, bem como o Distrito Federal.

Ainda na Expocatadores, contamos com um espaço para ativação da marca durante o evento. O estande foi decorado em parceria com o Instituto Proeza, com materiais recicláveis adquiridos em cooperativa de catadores. No espaço foram realizadas diversas atividades, como entrega de brindes, pesquisa para levantamento de insumos para futuras ações com catadores e palestras. Na oficina Som de Sobra, promovemos a produção de instrumentos percussivos feitos a partir de materiais recicláveis e a apresentação musical feita com os participantes da atividade.

O mês de dezembro é representativo para nós. É o mês do nosso aniversário! Em 2023, completamos 38 anos de contribuição para a transformação social dos brasileiros e para o desenvolvimento sustentável do país.
Dentre as diversas atividades que realizamos durante nosso mês de aniversário, uma teve o maior destaque. Mulheres em situação de vulnerabilidade social do Distrito Federal, apoiadas pelo Instituto Proeza, produziram um painel de crochê com a marca da Fundação BB como uma forma de homenagear nosso o trabalho como agente de transformação social do país. O painel conta inclusive com peças produzidas por nossos colegas que participaram de oficina promovida pelo Instituto Proeza, especialmente para a ocasião.
O Instituto Proeza, localizado no Recanto das Emas (DF), é nosso parceiro de projetos e se dedica ao empoderamento feminino, à economia solidária e à geração de renda.

Resultados de Comunicação

Mídia Espontânea*
1º semestre: 747 positivas e 48 neutras
2º semestre: 3239 positivas e 21 neutras
Total em 2023: 3985 positivas e 69 neutras
*Fonte: Monitoramento Knewin e Assessoria de Comunicação AIS
Audiência alcançada** nas redes sociais (publicações orgânicas) e na Agência de Notícias dos funcionários do Banco do Brasil
1º semestre: 2.112.578
2º semestre: 1.285.981
Total em 2023: 3.398.559
**Fonte: Monitoramento Assessoria de Comunicação AIS e Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
Audiência alcançada em canais digitais obtidos na campanha de incentivo às inscrições da 12ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social***
Período de veiculação: de 14.09 a 15.12.2023
Canais digitais: Google Display, Meta e Linkedin
Total de impressões: 63.504.630
Inscrições convertidas: 1.012
(segundo maior número de inscrições da história da premiação)
***Fonte: Lew'lara\TBWA - The Disruption Company e Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
Valoração de mídia 2023 ****
Exposição na mídia: R$ 71.318.948
****Fonte: Monitoramento Knewin e Assessoria de Comunicação AIS