A Fundação BB | Estratégia

GRI 2-22

O ano de 2023 representou para a Fundação Banco do Brasil um marco significativo, pois celebramos a conclusão do nosso Plano Estratégico Quinquenal (PEQ) – 2019-2023. Durante esse período, atuamos no intuito de cumprir com o propósito de valorizar vidas e transformar realidades, buscando soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras.

Esse também foi um ano crucial para a Fundação BB em que convidamos nossas partes interessadas a refletir conosco sobre conquistas e desafios, bem como a nos auxiliarem na construção de caminhos que possam aprimorar nossa atuação por meio da elaboração do planejamento estratégico para o próximo ciclo quinquenal (2024-2028).

Em breve a Fundação BB completará 40 anos e, quando elaboramos o planejamento estratégico, entendemos a importância de não apenas analisar o presente, mas também de voltar o olhar para o passado e projetar visões para o futuro. Esse processo de planejamento foi uma oportunidade para reconhecermos os avanços e contribuições da nossa história, ao mesmo tempo em que identificamos áreas onde podemos evoluir. Foi com base nos acúmulos de conhecimentos e experiências que conseguimos moldar um planejamento sólido, alinhado com nossa essência, nossos valores e objetivos.

Por meio de um processo participativo, buscamos o envolvimento e a contribuição diversa de nossas partes interessadas, contando com a participação de representantes de funcionários, parceiros investidores e executores, participantes dos programas e projetos socioambientais que apoiamos, de nossos conselheiros e do nosso instituidor, Banco do Brasil, capturando suas percepções e anseios, transformando suas contribuições em elementos fundamentais para a elaboração do nosso novo Plano Estratégico Quinquenal – PEQ 2024-2028, que foi aprovado pelo Conselho Curador da Fundação BB em dezembro de 2023 e apresenta o propósito de promover coletivamente caminhos para transformação social e relação sustentável com a Natureza.

À medida em que avançamos para o próximo ciclo, reconhecemos os desafios que a reconstrução de ações voltadas para o desenvolvimento socioambiental no país nos apresenta. Estamos comprometidos em enfrentar esses desafios de maneira proativa, buscando nas tecnologias sociais, nosso principal ativo, soluções inovadoras e sustentáveis que impactem positivamente as comunidades que apoiamos.

Ajustamos também a nossa visão de futuro, estabelecendo como novo desafio ser cada vez mais próxima às comunidades, relevante e tempestiva na promoção de esforços que resultem na transformação socioambiental em todo o país. Por meio dela, expressamos nosso anseio de estreitar os laços e a proximidade com as comunidades em que estamos presentes, evocando novamente a necessidade premente do trabalho coletivo e da construção colaborativa de soluções junto com os parceiros, entidades executoras e participantes das nossas ações.

Seguindo o conceito e princípios da Tecnologia Social, cremos que é na interação com a comunidade que as iniciativas socioambientais encontram terreno fértil para promover a transformação social. Dessa maneira, nosso principal objetivo para este novo ciclo é estarmos cada vez mais próximos das comunidades brasileiras de forma relevante e tempestiva, atendendo às necessidades latentes das populações em situação de vulnerabilidade com agilidade e efetividade. Com isso, manifestamos nossa intenção de promover a transformação socioambiental em todo o país de forma duradoura e sistêmica.

Nesse contexto, a Fundação Banco do Brasil, reconhecida por ser a Fundação da Tecnologia Social, em princípio e em método, buscará, na interação estreita com nossos parceiros e nossos participantes, a construção de soluções inovadoras e a transformação social que inspira, capacita e impulsiona o desenvolvimento de comunidades vibrantes e resilientes em todo o Brasil.

Com a Tecnologia Social como aspecto central, permaneceremos na busca por um país mais justo, inclusivo e sustentável, atuando, por intermédio de nossos programas estruturados, na retomada de direitos fundamentais, na inclusão social e econômica que observe e integre os aspectos da diversidade e nas ações de enfrentamento à emergência climática, em alinhamento com as agendas globais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesse cenário, o alinhamento com o Plano de Sustentabilidade – Agenda 2030 e com o Território da Sustentabilidade da Estratégia Corporativa do Banco do Brasil, integra nossos esforços ao compromisso mais amplo do instituidor com o desenvolvimento sustentável. Juntos, como parte de uma agenda pela inclusão social, diversidade e sustentabilidade ambiental, estamos determinados a liderar a mudança em direção a um futuro justo e sustentável para todos. Assim, almejamos permanecer como a principal executora do investimento social do Banco do Brasil e de seu Conglomerado.

Ademais, reforçamos nosso alto padrão relacionado às melhores práticas de governança e de integridade, tendo como alicerces a ética, a confiança e a transparência. A integridade, além de um valor estratégico, é a essência de nossa comunicação, proporcionando aos nossos parceiros, entidades executoras e participantes uma compreensão evidente do impacto promovido pela Fundação BB, promovendo uma cultura organizacional que preza pela honestidade e responsabilidade em todas as nossas atividades.

Na busca pela realização plena do que planejamos, a importância do trabalho coletivo emerge como um pilar fundamental. O êxito de nossos objetivos estratégicos depende da colaboração sinérgica de todas as partes envolvidas. Dessa maneira, atuar em consonância com as agendas de responsabilidade social, alinhadas ao território da sustentabilidade do Banco do Brasil, mas também de forma sinérgica com as políticas públicas e o setor privado, contribui para uma abordagem integrada e eficaz no cumprimento de nossos objetivos de impacto socioambiental.

Mapa Estratégico da Fundação BB