A Fundação BB | Estrutura Organizacional
A estrutura de governança da Fundação BB assegura a divisão apropriada das responsabilidades operacionais e de gestão entre os órgãos de administração e fiscalização, tomando as decisões de forma colegiada, com o objetivo de minimizar riscos, integrar visões, agregar valor e qualidade à decisão e compartilhar conhecimentos e responsabilidades.
Conselho Curador
Órgão superior de deliberação e orientação, responsável por traçar as diretrizes fundamentais para a consecução dos objetivos da Fundação BB. É composto por três membros natos e oito membros temporários. O prazo de mandato dos membros temporários é de dois anos, admitida a recondução, uma única vez.
Dentre suas atribuições, o Conselho Curador realiza, anualmente, processos de autoavaliação e de avaliação da Diretoria Executiva assim como das áreas responsáveis pelo assessoramento e secretaria do Conselho, mediante instrumento próprio aprovado pelo Colegiado.
Conselho Fiscal
Órgão de fiscalização dos atos de gestão dos administradores e das atividades da Fundação BB. Composto por três membros, com prazo de mandato de dois anos, admitida a recondução, uma única vez.
Diretoria Executiva
Com atuação permanente, é o órgão responsável pela administração da Fundação BB. Coordena a implementação das decisões do Conselho Curador e dos dispositivos estatutários, além de conduzir os demais assuntos relativos à gestão, observando os princípios e as boas práticas de governança. É composta pela Presidência, pela Diretoria Executiva de Desenvolvimento Social e pela Diretoria Executiva de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística. As posições são ocupadas por funcionárias e funcionários da ativa do Banco do Brasil S.A., eleitos pelo Conselho Curador, com prazo de mandato de dois anos, admitida a recondução.
Comitê de Investimentos
Assessora e propõe ao Conselho Curador as estratégias de investimentos dos ativos financeiros da Fundação BB. É composto por dois conselheiros curadores – eleitos por aquele Colegiado – pelo presidente e diretor executivo de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística.
Comitês Internos
São os responsáveis pelo cumprimento dos planos estratégico, orçamentário e operacional, assim como pela definição e administração de políticas e diretrizes de recursos humanos, financeiros, tecnológicos, administrativos e comunicação.
Organograma
No segundo semestre de 2023, nossa arquitetura organizacional passou por ajustes significativos, impulsionados por novos direcionamentos estratégicos derivados de um contexto organizacional renovado e um cenário emergente de desafios sociais a serem enfrentados pela Fundação BB. Essas mudanças foram resultado de um intenso trabalho colaborativo entre a Diretoria Executiva e um Grupo de Trabalho especialmente designado para essa finalidade.
O novo arranjo da estrutura foi desenhado para aprimorar a condução de assuntos essenciais para o nosso futuro, com um olhar especial para a estratégia organizacional, a inovação e a gestão de informações gerenciais. A nova estrutura agregou melhorias em diversas frentes, dentre elas: a gestão de processos, a segregação de atribuições e melhor amplitude de comando dos cargos gerenciais.
Por intermédio desse processo de revisão, atualmente estamos mais bem preparados para atuar junto aos nossos parceiros e públicos priorizados, com processos ágeis que têm como objetivo a promoção da transformação social por intermédio da disseminação e reaplicação de tecnologias sociais.
Tais avanços na arquitetura organizacional estão em sinergia com a competência do nosso quadro técnico. Nossa equipe é composta integralmente por funcionários cedidos do Banco Brasil e é considerada de interesse estratégico pelo nosso instituidor, promovendo o alinhamento necessário para uma maior geração de valor e responsabilidade socioambiental compartilhada pelas duas instituições.