Eficácia nos Programas e Projetos

Assessoramento e Monitoramento

O processo de monitoramento que realizamos contribui com a efetividade e boa execução dos projetos sociais. Ao acompanhar de perto o andamento das iniciativas, é possível identificar eventuais desafios, corrigir rumos e otimizar recursos. Além disso, o monitoramento permite avaliar o impacto das ações, garantindo que estas estejam alinhadas à nossa estratégia e às necessidades das comunidades atendidas.

Desta forma, o acompanhamento e o monitoramento contínuos dos projetos sociais asseguram a plena execução das iniciativas e reforça o nosso compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

Em 2023, além dos monitoramentos presenciais, realizados de forma amostral, buscamos dar continuidade no processo remoto, com o qual é possível monitorar e acompanhar a execução dos projetos por intermédio de videochamadas e reuniões virtuais, agregando maior segurança e agilidade no cotidiano do processo. Resumidamente, o acompanhamento das ações que apoiamos ocorre das seguintes maneiras:

GRI 413-1

à distância: abrange a totalidade dos projetos e refere-se ao monitoramento efetuado por meio da análise de documentos apresentados pela entidade, tais como relatórios de execução e contatos efetuados com a entidade;

virtualmente: trata-se de acompanhamento efetuado de forma remota por meio de videoconferência entre a Fundação BB e parceiros envolvidos na execução do projeto e pode acontecer a qualquer tempo;

presencialmente: trata-se de monitoramento efetuado de forma amostral por meio de visita na localidade onde o projeto acontece, e tem por finalidade obter informações sobre o andamento das atividades, identificar fragilidades e propor soluções tempestivas, assegurando que as metas e objetivos almejados sejam atendidos.

Em 2023, selecionamos uma amostra de 38 projetos para monitoramento presencial. Além de identificar in loco o estágio de desenvolvimento do projeto e a eventual necessidade de ajustes, também foram avaliadas questões como a participação e o engajamento de jovens e mulheres, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, aspectos relacionados aos direitos humanos e à formação de parcerias para o desenvolvimento do projeto e atendimento do seu público participante.
Avaliação

A avaliação de programas e projetos socioambientais que realizamos engloba atividades de estudo dos objetivos das intervenções, definição de indicadores, coleta sistemática de informações, sistematização, análise dos dados e divulgação dos resultados.

Utilizamos metodologias avaliativas aderentes aos propósitos de mensurar a efetividade das iniciativas apoiadas, identificar os efeitos na vida dos participantes e auxiliar nas decisões quanto a futuras intervenções. Os resultados das avaliações são baseados em evidências e construídos com a participação dos diferentes atores envolvidos com os projetos, em dinâmicas presenciais e à distância.

Acreditamos que as atividades presenciais são fundamentais para evidenciar as ações, obter as percepções e averiguar os aspectos qualitativos que permeiam as avaliações. As ações à distância, com o emprego de ferramentas digitais, possibilitam realizar distintas etapas do processo avaliativo agregando eficiência operacional ao processo, visto que se possibilita ampliar o escopo de iniciativas avaliadas.

Os insumos que geramos permitem subsidiar a modelagem da nossa atuação, a prestação de contas aos públicos de relacionamento e participantes, além de promover o sentido de apropriação acerca das ações sociais.

A amostragem de iniciativas que participam do processo avaliativo é definida de acordo com o nosso portfólio vigente de Programas Estruturados, bem como conforme os parâmetros estabelecidos em nossos instrumentos de governança.

Em 2023, realizamos aproximadamente 1.500 entrevistas e coletamos cerca de 30 mil dados. Concluímos três processos avaliativos de Marco Zero (coleta de dados antes do início ou em estágio incipiente da execução das iniciativas) dos projetos Educação de qualidade integrada a Tecnologias Sociais, Sanear – Marajó Sustentável e Conexão Ecoforte e ecossistemas locais, cujos resultados serão mensurados e divulgados ao final da execução dessas iniciativas.