Apresentação | Matriz de Materialidade e Definição dos Tópicos Materiais
A matriz de materialidade é uma questão central na gestão dos projetos pois requer que as organizações identifiquem, se envolvam e compreendam suas perspectivas sobre questões-chave e reflitam sobre a forma como estas devem ser abordadas em seus processos de tomada de decisão.
Em 2018, durante o processo de elaboração do Plano Estratégico Quinquenal (PEQ) – 2019-2023, definimos uma Matriz de Materialidade, priorizando os temas de maior relevância para seus públicos de interesse.
Essa Matriz foi revisitada em 2022, em um processo que resultou em sete temas materiais considerados mais importantes, tanto do ponto de vista interno quanto externo, conforme relacionados abaixo em ordem alfabética:
- Articulação do Investimento Social
- Eficácia nos programas e projetos
- Ética e integridade
- Geração de trabalho e renda
- Relacionamento com parceiros
- Responsabilidade socioambiental em programas e projetos
- Tecnologia Social
Ao formular o Plano Estratégico para o período de 2024-2028, identificamos outras questões que também são de extrema importância para nossa atuação, a saber: a promoção da diversidade e inclusão; a defesa dos direitos fundamentais; e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Tais assuntos, embora não tenham sido designados como temas materiais para o presente relatório, são essenciais para compreender a atuação da Fundação em 2023.
Dessa maneira, além dos temas da Matriz, cremos que esses novos tópicos servem como uma ponte entre o período que se encerrou e o que se inicia, merecendo, portanto, destaque.